Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas INSS

A MYRIAN faz empréstimos a aposentados e pensionistas do INSS com desconto em folha de folha de pagamento  que foi autorizado pela Lei nº 10.820, publicada no Diário Oficial da União em 17 de dezembro de 2003.

  • Parcelas mensais com valores fixos
  • Parcelamento em até 72 meses
  • Juros menores do que as taxas de outros tipos de crédito
  • Sem Consulta SPC e SERASA
  • Dispensa de fiador
  • Não precisa ter Conta em Bancos
  • Portabilidade de outros Bancos.
  • Refinanciamentos
  • Solicite agora seu crédito
  • Simule seu crédito
  • Entre contato com nossos atendentes

Aposentados e Pensionistas INSS têm uma modalidade de crédito diferenciada, com taxas de juros inferior e prazos maiores, sem muitas exigências, isto tudo é possível   devido empréstimo consignado para  aposentado e pensionista do inss.

A Myrian trabalha com consignado a 20 anos, antes mesmo de existir uma lei para garantir o crédito consignado, mas não como negar a importância da Lei no 10.820/2003, o crédito consignado ganhou a garantias legais, assim diminuindo as taxas de juros existente a época, aumentando concorrência, beneficiando público,  devido ao números de beneficiados do INSS, este é convênio com maior concorrência.

Em todos os casos, é necessário que o órgão pagador do salário ou benefício, possua convênio  com a instituição financeira, que é quem cede o crédito, este convênio vai determinar as variaveis para emprestimos, exemplo limite da margem conginavél, taxa juros, prazo e outros.

Como funciona o Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas INSS?

O empréstimo consignado apresenta uma diferença básica em relação aos demais tipos de crédito pessoal, a partir da autorização do aposentado ou pensionistas, as parcelas são debitadas automaticamente do benefício do INSS, todo mês, antes que o aposentado ou pensionista tenha recebido salario em sua conta. Desta maneira o banco  tem garantia que vai receber pelo valor da parcela pactuada, podendo assim vantagem taxas de juros menores que às de outras linhas de crédito, por causa desta garantia de receber o dinheiro diretamente do INSS alguns bancos podem oferecer empréstimos consignado mesmo para cliente negativados.

Os bancos trabalham com famoso SPRED BANCARIO, nada mais que risco de cada operação de crédito, assim quanto menor o risco, menor será o spred, menor será a taxa, dessa forma, são oferecidas taxas de juros mais baixas, como contrapartida, para os beneficiários.

Quais são as principais regras do empréstimo para beneficiários INSS?

Quem recebe benefício do INSS pode solicitar o empréstimo consignado na instituição financeira de sua preferência, embora não haja necessidade de possuir uma conta no banco de interesse,  porém, a liberação do dinheiro só será feita na conta em que o benefício é pago. Ou seja, no nome do mesmo titular, quando cliente recebe através de cartão magnético, ele pode optar por receber o empréstimos por ordem de pagamento ou em uma conta de sua preferência, desde que mesma esteja vinculada ao seu cpf.

Mesmo contando com a garantias, que pode ser comprovada pela renda fixa do benefício, o crédito só pode ser liberado após a análise de crédito, neste sentido, o processo para contratação é o mesmo de outros públicos.

Alguns tipos de benefícios não permitem desconto, por isso crédito é negado automaticamente pela instituição financeira. Veja lista do Benefícios que permitem empréstimos.

Aposentados e Pensionistas do INSS – Lista dos Benefícios Consignáveis (pode fazer empréstimo consignado):

01 – Por morte do trabalhador rural

02 – Pensão por morte por acidente do trabalho do trabalhador rural

03 – Pensão por morte do empregador rural

04 – Por invalidez do trabalhador rural

05 – Aposentadoria por invalidez, por acidente do trabalhador rural

06 – Por invalidez do empregador rural

07 – Por idade do trabalhador rural

08 – Por idade do empregador rural

19 – Pensão de estudante (Lei 7004/82)

20 – Pensão por morte de ex-diplomata

21 – Por morte previdenciária (LOPS)

22 – Por morte estatutária (EPU)

23 – Por morte de ex-combatente

24 – Pensão especial (ato institucional)

26 – Pensão especial (Lei 593/48) (EPU)

27 – Por morte do de servidor público federal com dupla aposentadoria

28 – Por morte, do Regime Geral (Decreto 20465/31)

29 – Por morte de ex-combatente marítimo (Lei 1756/52)

32 – Por invalidez previdenciária (LOPS). *(Liberação mediante a critérios individuais de cada banco, veja mais…)

33 – Por invalidez de aeronauta

34 – Por invalidez de ex-combatente marítimo (Lei 1.756/52)

37 – Aposentadoria de extranumerário da União (EPU)

38 – Aposentadoria da extinta CAPIN (EPU)

41 – Por idade (LOPS)

42 – Por tempo de contribuição previdenciária

43 – Por tempo de contribuição de ex-combatente

44 – Por tempo de contribuição de aeronauta

45 – Por tempo de contribuição de jornalista profissional

46 – Por tempo de contribuição especial

49 – Por tempo de contribuição ordinária

51 – Aposentadoria por invalidez (Extinto Plano Básico)

52 – Por idade (Extinto plano Básico)

54 – Pensão especial vitalícia (Lei 9793/99) (EPU)

55 – Por morte (Extinto Plano Básico)

56 – Pensão mensal vitalícia por síndrome de talidomida (Lei 7070/82)

57 – Por tempo de contribuição de professores (EC/CF 18/81)

58 – Aposentadoria excepcional do anistiado (Lei 6683/79) (EPU)

59 – Por morte excepcional do anistiado (Lei 6683/79) (EPU)

60 – Pensão especial mensal vitalícia (Lei 10.923/04)

72 – Por tempo de contribuição de ex-combatente marítimo (Lei 1756/52)

78 – Por idade de ex-combatente marítimo (Lei 1.756/52)

81 – Por idade compulsória (Ex-SASSE)

82 – Por tempo de contribuição (Ex-SASSE)

83 – Aposentadoria por invalidez (Ex-SASSE)

84 – Por morte (Ex-SASSE)

89 – Pensão especial aos dependentes de vítimas fatais por contaminação na hemodiálise (EPU)

92 – Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho. *(Liberação mediante a critérios individuais de cada banco, veja mais…)

93 – Pensão por morte por acidente do trabalho

96 – Pensão especial para pessoas atingidas por Hanseníase

 Lembrando que devido a instrução Normativa  100, Bancos e financeiras só poderão oferecer crédito ou cartão de crédito consignado para os novos beneficiários, após 6 meses de aposentadoria ou pensão.

O prazo tem como base a Data de Despacho do Benefício ou DDB. Ou seja, a data de emissão do benefício.

Aposentados e Pensionistas que quiserem contratar um empréstimo consignado, antes desse prazo, deverão ir presencialmente em um banco para solicitar o desbloqueio da operação. A contratação do crédito só poderá ser realizada após 90 dias do recebimento do primeiro pagamento. Veja mais sobre isto.

Depois de aprovado e averbado pelo INSS, o crédito pode ser liberado em um prazo entre 3 e 5 dias úteis. Esse prazo pode variar de acordo com o banco e o tipo de convênio.

Ideal sempre procurar um correspondente credenciado para fazer operação, A Myrian tem 20 anos de experiência em empréstimos consignado,  algumas operações podem ser realizadas online, sms, motoboy ou presencialmente uma da nossas filiais com nosso atendentes, que além bom atendimento vão lhe oferecer um café especial. Solicite agora seu empréstimos consignado ou faça sua simulação online.

De acordo com as regras previstas pela lei 10.820, a mensalidade do empréstimo consignado não pode ser superior a 30% do valor do benefício recebido pelos Aposentados e Pensionistas INSS.

Para exemplificar: quem recebe R$1.000,00 por mês, consegue  um empréstimo que tenha parcelas de até R$300,00 mensais, esse valor,  é conhecido como margem consignável, pode ser referente apenas em um contrato ou ao somatório de todos os contratos empréstimo consignado.

Se o aposentado ou pensionista perceber que sua renda mensal está sendo insuficiente para os demais gastos, possível fazer uma renegociação dos contratos atuais com o banco ou portar sua divida consignável, veja mais sobre  Portabilidade de crédito.

Há um limite de 9 linhas consignável no inss,  após isto tem  que buscar fazer uma portabilidade ou unificar algumas parcelas com refinanciamentos em banco que permitem tal operação.

Caso tenha alguma duvida entre em contato com Myrian.

Existe limite de  idade para fazer Empréstimo Consignado?

O crédito  consignado  apesar de regulamentado  por lei, as instituições financeiras tem politicas de credito diversas,  cada intuição determina  seu critérios de idade, , mas geralmente, o limite  de 23 anos à 79 anos, 11 meses e 29 dias, para termino do contrato,  o valor disponibilizado e o prazo pode diminuir,  em alguns caso é possível chegar até 85 anos para termino do contrato,  verifique com nossos atendentes.

Em seguida, será necessário disponibilizar os documentos solicitados para a análise de crédito. A proposta será elaborada com base nessas informações.

Qual é a taxa de juros e prazo para pagamento do Empréstimo Consignado?

Os juros são  é remuneração de cada banco, é calculada prevendo o risco que cada banco têm ao realizar essa operação financeira, o riso no empréstimos consignado é menor devido a parcela  ser debitada direto na folha de pagamento do beneficiário, reduzindo a chance de inadimplência.

As taxas de juros depende de cada banco, mas há um limitador no inss,c a taxa do consignado não ser maior que 2,08% ao mês, para o empréstimo, e 3% ao mês para o cartão consignado.

Não é somente a taxa de juros que compõem valor da parcela, existe outros custo, a este valor total chama de CUSTO EFETIVO TOTAL (CET), a instituição financeira deve apresentar  as informações de forma clara,  detalhadas, para que o cliente saiba o que está contratando.

Nenhum valor além do que está declarado no contrato deve ser pago. Nem antes e nem depois do empréstimo,  os bancos remuneram seus correspondente.

Para contratar empréstimos consignado é necessários os seguintes documentos:

Documento de identidade ( (RG) , Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM, CRP…),  Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH),  Passaporte, Carteiras expedidas por órgão público que por Lei Federal valem como identidade)

Comprovante de residência ( Agua, luz, telefone, gás  ou declaração de residência para alguns bancos)

Contracheque,  extrato do benefício ou numero do beneficio.

O INSS  conta com ferramenta MEUINSS, neste sistema é possível verificar quais bancos estão sendo descontados, margem consignável e outras permissões. Veja mais…

Por exigência do inss para reduzir numero de fraudes so é possível solicitar o empréstimo consignado no mesmo estado em que o beneficiário reside e recebe o benefício.

Os prazos e os  limite de valor disponibilizado dependem da idade do beneficiário, o prazo pode variar entre 6 até 72 meses (seis anos) para empréstimos consignado do inss.

É importante lembrar que juros são cobrados mensalmente, quanto maior o prazo para pagamento, maior será valor pago em juros no prazo do contrato.